Mark Greenberg: “A escola não deve ser apenas um lugar para as crianças se sentarem e fazerem testes”
O psicólogo Mark Greenberg acredita que a capacidade de exprimir emoções ou a auto-regulação são competências que deveriam estar nos currículos de todas as escolas.
Mark Greenberg, Bennet Chair of Prevention Research na Penn State University, nos Estados Unidos da América (EUA), e especialista em aprendizagem socioemocional (SEL, na sigla em inglês) destaca, em entrevista ao PÚBLICO, a importância que este tipo de competências desempenha na capacitação de crianças e jovens. O psicólogo defende que dos programas de estudos das escolas deveria constar, como obrigatória, a aprendizagem socioemocional. O objectivo? Promover ambientes escolares mais amigáveis entre a comunidade escolar, beneficiando não só alunos, mas também docentes, não docentes e pais.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.