Para os entusiastas dos comboios, poucos presentes natalícios serão melhores do que uma viagem em carruagens de outros tempos, movidas por uma locomotiva a vapor. No ano passado, por esta altura, o passeio chegou a ser anunciado, mas acabou por ser cancelado por causa da pandemia. Este ano, estão reunidas todas as condições para o regresso à linha do Vouguinha, como é carinhosamente conhecido o comboio que faz as delícias de quem embarca e de quem o vê passar.
Parte da estação de Aveiro em direcção a Macinhata do Vouga, em Águeda. Com capacidade para 206 passageiros, a composição é formada por antigas carruagens de madeira construídas entre 1908 e 1930, uma delas a icónica Napolitana. Mas a grande estrela do passeio, de apito a a soar e chaminé a fumegar, é a quase centenária locomotiva a vapor CP E214, fabricada pela empresa alemã Henschel & Sohn e adquirida pela CP em 1923.
O sentido nostálgico da viagem – e o enorme potencial instagramável – rivalizam com a paisagem que se avista ao serpentear pela beleza do vale. Está prometida “uma experiência inesquecível pela Linha do Vouga, única linha de via estreita em exploração em Portugal”, faz saber a CP.
A chamar a atenção está também a animação natalícia que o Vouguinha promete levar a bordo, bem como a visita incluída ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e a possibilidade de ali adquirir produtos regionais.
O comboio circula nos dias 10 e 17 de Dezembro. A partida está marcada para as 13h35, em Aveiro; a chegada, para as 15h25, em Machinhata do Vouga. Há uma paragem de 15 minutos em Águeda para receber quem ali quiser embarcar. No regresso – às 16h33, com chegada prevista a Aveiro às 20h12 –, o tempo passado em Águeda alarga-se a cerca de duas horas, para visitar a cidade e as suas atracções da quadra.
Repleto de actividades para toda a família, o programa Águeda É Natal está em marcha até 8 de Janeiro. É habitado pelo tradicional Pai Natal gigante e, este ano, também por uma versão minúscula do velho senhor generoso – tão pequeno que passa pelo buraco de uma agulha.
O bilhete para o Vouguinha custa 40€ para adultos, ficando a 25€ para crianças com idades entre os quatro e os 12 anos. Dada a conhecida afluência a este tipo de iniciativa, recomenda-se a compra antecipada, até porque, como lembra a CP, “as anteriores edições do comboio histórico do Vouga registaram um enorme sucesso, com níveis de procura que, praticamente, esgotaram a capacidade de lugares oferecida”.
Notícia corrigida: as viagens realizam-se nos dias 10 e 17 de Dezembro, e não de 10 a 17 de Dezembro, como inicialmente noticiado.