Um dia na Herdade do Mouchão, o templo alentejano da Alicante Bouschet
Nesta herdade de Casa Branca, Sousel, vinifica-se da mesma forma simples e tradicional há mais de um século. E isso talvez explique a razão de os seus tintos serem uma referência.
Já quase no final do passado mês de Setembro voltei a Portalegre, à serra de São Mamede, para ajudar o meu amigo Rui Cardoso Martins a fazer o seu tinto de talha, produção minimal que um dia, espero, chegará ao mercado. Não é trabalho que aperte, mas, pelo sim, pelo não, levámos outro amigo, homem de bom gosto à mesa e chanceler dos vinhos para os mais chegados. Cheia a talha, sobrou tempo na manhã seguinte para irmos visitar um museu em Portalegre. Mas estava um dia tão luminoso que alguém se lembrou de lançar um desafio: e se fôssemos antes à Herdade do Mouchão, em Casa Branca, Sousel? Cultura por cultura, votámos no vinho, e foi sem marcação, mas com a garantia, após telefonema, de que haveria alguém para nos receber, que fomos “amouxar”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.