Twitter actualiza app para começar a cobrar oito dólares por contas certificadas
Anúncio surge uma semana depois de Elon Musk ter assumido a liderança da rede social, comprando-a por 44 mil milhões de dólares.
O Twitter actualizou, no sábado, a sua app na loja de aplicações da Apple para começar a cobrar oito dólares (praticamente a mesma quantia em euros, ao câmbio actual) pela marca azul que sinaliza a certificação de contas verificadas (com as que são usadas por políticos, jornalistas e marcas).
O anúncio surge uma semana depois de Elon Musk ter assumido a liderança da empresa que adquiriu por 44 mil milhões de dólares. O empresário e CEO da fabricante de carros eléctricos Tesla iniciou entretanto o despedimento de metade dos funcionários do Twitter.
Numa actualização para dispositivos Apple iOS, o Twitter revelou que aqueles que “se inscreverem agora” por 7,99 dólares por mês poderão ter a sua conta certificada, “assim como as celebridades, empresas e políticos que já seguem”.
Antes, o símbolo de verificação azul ao lado do nome de utilizador significava que o Twitter confirmava que a conta pertencia de facto à pessoa ou empresa que a reivindicava, e não a um qualquer impostor. Neste momento, não é claro como ou se o Twitter planeia de todo verificar a identidade do utilizador, ou se vai apenas cobrar uma taxa pela marca azul.
De acordo com a notificação do sistema iOS, outros benefícios da actualização incluem “metade dos anúncios”, a capacidade de publicar vídeos mais longos no Twitter e classificação de prioridade para conteúdo de qualidade.
O novo serviço de verificação estará disponível nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
“Assim que confirmarmos que está a funcionar bem no conjunto inicial de países e terminarmos o trabalho de tradução, ele será lançado em todo o mundo”, disse Musk numa publicação no Twitter no sábado.
O empresário disse ainda que “restaurar a pesquisa é uma prioridade máxima” do Twitter, referindo-se ao sistema de pesquisa de tweets na plataforma, que é considerado pouco eficaz.
“O Twitter em breve adicionará a capacidade de anexar texto longo aos tweets, acabando com o absurdo dos print screens do bloco de notas. Seguido pela monetização do criador para todas as formas de conteúdo”, acrescentou ainda.