As aventuras de Ofélia de Souza pelo Norte de Portugal vencem Festival Art&Tur

Foram exibidos 87 filmes durante a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo que decorreu em Ourém. Espreite alguns dos vencedores.

Foto
"The Majestic Adventures of Ofélia de Souza". DR

The Majestic Adventures of Ofélia de Souza foi o grande vencedor do festival Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, cuja 15.ª edição decorreu em Ourém entre 25 e 28 de Outubro, tendo arrecadado o primeiro lugar tanto na competição nacional como internacional (e também primeiro lugar nas categorias MICE –​ Meetings, Incentives, Congresses & Events nacional e internacional e Best Promotional Film).

O filme, apresentado pela região de turismo Porto e Norte de Portugal — com a assinatura da Kobu Agency —, tem por título completo Why choose Porto & North of Portugal for your event? –​ The Majestic Adventures of Ofelia de Souza e acompanha por diferentes cenários simétricos uma glamorosa personagem que se inspira no universo Wes Anderson e noutras mulheres como a empresária e designer Iris Apfel, Miranda Priestly, personagem do romance de Lauren Weisberger O Diabo Veste Prada, e Cruella de Vil, vilã de Os 101 Dálmatas.

O filme Time Switch Aveiro, desenvolvido durante o Art&Tour que Aveiro acolheu em 2021, teve duas distinções (nas categorias Melhor Filme Promocional e Destinos Turísticos: Cidades), tendo Wetlands, filmado em Aveiro, arrecadado o prémio para Melhor Documentário tanto na competição nacional como internacional e também o prémio na categoria Património Cultural e Natural. Também o filme Riding Portugal - Secret Spots mereceu mais do que uma distinção (categorias Desporto e Lazer e Destinos de Surf).

O filme promocional da Quinta da Pacheca, projecto duriense que nas mãos dos actuais proprietários completa em 2022 dez anos, Our story in every bottle​, arrecadou igualmente dois prémios: melhor filme na categoria de Enoturismo e melhor produção independente de cinema de viagens.

Refira-se que o Festival Art&Tur atrai todos os anos os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais, integrando a rede mundial do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

Durante os quatro dias do festival, foram exibidos os filmes que integraram a shortlist da competição, seleccionados entre os 281 filmes promocionais e documentários, de 32 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional. No total, foram exibidos 87 filmes.

Sugerir correcção
Comentar