Papa Francisco não vai estar no funeral de Isabel II
O funeral de Estado com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo internacionais terá lugar na segunda-feira na Abadia de Westminster, em Londres.
O Papa Francisco não vai comparecer ao funeral da Rainha Isabel II, que terá lugar na segunda-feira na Abadia de Westminster, em Londres, fazendo-se representar pelo seu chefe de diplomacia, anunciou, na sexta-feira, o Vaticano.
O secretário dos Negócios Estrangeiros do Vaticano, Paul Gallagher, representará o Papa Francisco no funeral, informou o Vaticano em comunicado.
O Papa enviou um telegrama ao novo soberano britânico, Carlos III, no qual lamentou a morte de Isabel II e exaltou o seu “serviço incansável para o bem” e “o exemplo de devoção ao dever”.
Também transmitiu os seus melhores votos ao filho mais velho de Isabel II e assegurou que reza por ele ao “assumir agora as suas altas responsabilidades como Rei”, com o nome de Carlos III.
Isabel II morreu a 8 de Setembro aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos no trono, o mais longo reinado da história do Reino Unido, e o corpo encontra-se em câmara ardente no edifício do Parlamento britânico, em Londres, até segunda-feira.
Um funeral de Estado com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo internacionais terá lugar na segunda-feira na Abadia de Westminster, em Londres.
A urna com o corpo da Rainha será finalmente depositada, durante um evento privado reservado à família, num jazigo no Castelo de Windsor onde se encontram os restos mortais dos pais e da irmã, e para onde será transferido o caixão do marido, príncipe Filipe, que morreu aos 99 anos em 2021.