Dobráveis, reciclados e privados: os muitos ecrãs da IFA 22
Em 2022, os corredores da grande feira de tecnologia de Berlim encheram-se de novos ecrãs, incluindo ecrãs “privados” projectados nas lentes de óculos de sol. A sustentabilidade foi outro grande tema da feira que voltou a abrir portas sem restrições.
“Ecrãs” privados e ecrãs dobráveis, hortas interiores e telemóveis feitos de plástico reciclado encheram os corredores da IFA, uma das maiores feiras internacionais de electrónica de consumo, que terminou esta semana em Berlim. É a primeira vez em três anos que a Internationale Funkausstellung (conhecida por IFA) voltou a abrir as portas ao público, imprensa e investidores sem restrições.
Este ano, novos e diferentes tipos de ecrãs foram um dos maiores destaques da feira. A apostar na privacidade, a chinesa Lenovo partilhou que está a trabalhar num par de óculos – os T1 – que permitem aceder a informação guardada em telemóveis ou computadores quando se está a trabalhar em sítios públicos como cafés. Funcionam como uma espécie de ecrã secundário. Os aparelhos, que atraíram bastante atenção, serão compatíveis com os sistemas operativos Android (Google), PC (Windows), iOS e macOS (Apple) e devem chegar ao mercado no começo de 2023.
Para já, a Lenovo apresentou o ThinkPad X1 Fold (a partir de 4210 euros), um tablet com um enorme ecrã de 16,3 polegadas que se pode dobrar como um portátil. Já a Asus exibiu o Zenbook 17 Fold (a partir de 3500 euros) que, desdobrado, expõe um ecrã de 17,3 polegadas.
Hortas e frigoríficos inteligentes
A sustentabilidade foi outro dos destaques da edição de 2022, com várias marcas a explicar como estão a tentar ser mais amigas do ambiente. A sul-coreana Samsung, por exemplo, passou uma parte significativa da sua apresentação a explicar como desenvolve máquinas de lavar a roupa que conseguem eliminar manchas a baixa temperatura.
A fabricante de electrodomésticos Miele levou à feira os frigoríficos K 4000, que combinam baixas temperaturas com uma espécie de “orvalho artificial” para manter vegetais e fruta frescos durante mais tempo e reduzir o desperdício. Os jardins e hortas verticais da Bosch também atraíram bastante interesse. Estes sistemas de cultivo de ervas e especiarias funcionam com inteligência artificial e podem ser programados à distância através de uma app.
A HMD Global, a empresa finlandesa que comprou os direitos de exploração da marca Nokia, aproveitou a IFA para mostrar como os seus novos telemóveis são uma alternativa sustentável às opções das grandes fabricantes de smartphones. O novo Nokia X30 (cerca de 519 euros) é feito a partir de 65% de plástico reciclado.
Gadgets dois-em-um
Como habitual, a IFA também deu palco a várias tecnologias caricatas. Na era do multitasking, o foco foram aparelhos que permitem fazer várias tarefas em simultâneo. Exemplo disso é a lâmpada Magic Lamp, da chinesa Xgimi, que se transforma num projector para exibir filmes nas paredes. Outro exemplo é o Ebo Air, da Enabot, um pequeno robô que lembra uma bola de ténis e funciona, ao mesmo tempo, como uma câmara de vigilância e um brinquedo para animais de estimação.
Fechadas as portas, os organizadores da IFA fazem um balanço positivo da edição de 2022. “Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos dois anos, a indústria [da electrónica de consumo] permanece forte e a IFA 2022 é a prova disso”, resumiu o director da IFA, Kai Mangelberger, no último dia da feira, que reuniu empresas e fabricantes de 46 países.