A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, pediu desculpa esta terça-feira por uma fotografia que se tornou pública, tirada numa festa privada na sua residência oficial, em Julho. O pedido de desculpas surge dias depois de ter feito um teste de drogas por causa de um vídeo de outra festa partilhado na Internet.
Na segunda-feira, o resultado do teste realizado pela governante de 36 anos foi revelado: negativo.
Já esta semana, começou a circular nas redes sociais outra imagem, mostrando duas conhecidas influenciadoras a dar um beijo, com uma placa com a palavra “Finlândia” a cobrir-lhes o peito, na residência oficial da primeira-ministra em Helsínquia.
“Na minha opinião, a imagem não é apropriada. Peço desculpa por isso. Este tipo de fotografia não deveria ter sido tirada, mas, além disso, nada de extraordinário aconteceu na festa”, disse Marin aos jornalistas. Segundo a chefe do Governo finlandês, a fotografia foi tirada durante uma festa privada com os seus amigos depois de um festival de música em Julho.
“Fizemos sauna, nadámos e passámos tempo juntos”, disse, descrevendo a festa na sua residência.
Na última semana, os finlandeses dividiram-se quanto ao comportamento da primeira-ministra: alguns apoiaram a jovem líder por saber conciliar vida privada e carreira; outros questionaram o seu julgamento e bom senso.
A dirigente social-democrata, que se tornou a primeira-ministra mais jovem no mundo em Dezembro de 2019, concordou na sexta-feira com a realização de um exame toxicológico, garantindo nunca ter usado drogas e não ter visto ninguém a fazê-lo na festa onde esteve.
Em declarações à Reuters, em Janeiro, Marin afirmou que ela e as suas colegas ministras foram alvo de um vasto discurso de ódio pelo seu género e aparência durante o mandato cumprido.