Ácido hialurónico acorda as células que reparam músculos danificados
Uma equipa internacional de cientistas observou que o ácido hialurónico é uma espécie de alarme que acorda as células estaminais para elas irem regenerar músculos feridos ou lesionados.
Um músculo está danificado. Lá, células estaminais e células do sistema imunitário vão começar a trabalhar em conjunto no processo de reparação desse músculo. Mas como se coordenam essas células para assegurarem que se remove o tecido que já está morto e se produzem as novas células que vão constituir os tecidos? Uma equipa internacional de cientistas revelou esta semana na revista Science que o ácido hialurónico é uma molécula-chave na gestão dessa interacção que leva à regeneração muscular. Ele tem um papel simples e crucial: acorda as células estaminais que vão reparar os músculos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.