Desvendada nova forma de regeneração muscular após pequenas lesões
Equipa com cientistas do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, descreve um mecanismo de reparação muscular após pequenas lesões e que envolve o movimento dos núcleos de células dos músculos.
Suponhamos que está a fazer exercício e tem uma pequena lesão muscular. Como é que ela se poderá regenerar? Uma equipa liderada por investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM, em Lisboa) e da Universidade de Pompeu Fabra (em Espanha) acaba de desvendar um mecanismo de regeneração muscular após essas pequenas lesões e que envolve o movimento dos núcleos de células dos músculos. No fundo, o mecanismo agora descrito na revista Science funciona assim: os núcleos celulares vão para os locais da lesão, o que resulta na entrega de moléculas de ARN-mensageiro. Essas moléculas são depois traduzidas em proteínas no local e funcionam como blocos de construção para regenerar o músculo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.