Dois bombeiros detidos por suspeitas de atearem fogos em Odivelas
Os bombeiros, de 19 e 27 anos, sem antecedentes criminais, ficaram em prisão preventiva.
Dois bombeiros foram detidos por serem suspeitos de terem ateado vários fogos no concelho de Odivelas. Os homens, de 19 e 27 anos, sem antecedentes criminais, ficaram em prisão preventiva.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) informa que as detenções ocorreram “na sequência do desenvolvimento de investigações” sobre “diversos incêndios florestais no concelho de Odivelas”. Os dois bombeiros foram detidos fora de flagrante delito, “por existirem contra eles fortes indícios da prática de crimes de incêndio florestal”.
A CNN avançou que os dois homens pertencem aos Bombeiros Voluntários de Caneças e que terão usado uma viatura da corporação para atear os fogos. Contactada pelo PÚBLICO, a associação de bombeiros recusou fazer qualquer comentário.
Segundo a PJ, os fogos terão sido causados com recurso a um isqueiro, utilizando acendalhas como potenciador de combustão, “em dois locais distintos e com manchas florestais muito significativas, colocando em perigo, paralelamente, aglomerados populacionais e diversas outras infra-estruturas”.
Na quarta-feira, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais revelou que este ano já foram detidas 60 pessoas pelo crime de incêndio florestal. Foram ainda identificadas 117 pessoas pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia Judiciária pela prática do mesmo crime.