Veneza consegue No Bears, de Jafar Panahi, preso no Irão, para o concurso da 79ª edição
É um dos dois filmes iranianos a concurso. O programa oficial anunciado, surpreendente, cheio de pontos de fuga, contempla Frederick Wiseman, Luca Guadagnino, Florian Zeller, Noah Baumbach, Susanna Nichiarelli, Darren Aronofsky ou Andrew Dominik a concurso; Paul Schrader, Sergei Loznitsa ou Walter Hill fora de competição.
O iraniano Jafar Panahi, que vai cumprir seis anos de prisão relativa a uma sentença de 2010, anúncio feito há uma semana pelas autoridades judiciais de Teerão depois de o realizador se ter apresentado em tribunal em solidariedade com outros dois cineastas detidos por criticarem a violência policial contra manifestantes, será, de novo, uma presença/ausência significativa num festival de cinema: No Bears fará parte da competição da 79.ª edição do Festival de Veneza, que se realiza de 31 de Agosto a 11 de Setembro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.