A exportação de ouro é relevante na balança comercial da Rússia, como disse João Gomes Cravinho?
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE concordaram proibir as importações de ouro da Rússia. Quanto vale a exportação deste metal precioso na balança comercial desse país?
A frase
“Se olharem para aquilo que vale o ouro em termos de exportações russas, tem alguma relevância”.
Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, no final da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, esta segunda-feira, em Bruxelas.
O contexto
Esta segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) decidiram acordar com uma proposta da Comissão Europeia para a proibição das importações de ouro da Rússia – incluindo de ouro no comércio de jóias. A proposta é uma adenda ao último pacote de sanções aplicado pela UE à Rússia.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, justificou o bloqueio com o facto de a exportação de ouro ter “alguma relevância” na balança comercial da Rússia.
Os factos
Segundo a Casa Branca, o ouro é o segundo recurso mais rentável para Moscovo, logo a seguir à energia (gás, petróleo e até carvão). Outras fontes referem que os metais e produtos metálicos, onde se insere o ouro, estão em segundo lugar na lista de bens mais exportados pelos russos.
Em 2021, a Rússia exportou perto de 15 mil milhões de euros em ouro (14,8), de acordo com o Governo britânico. O valor corresponderia a 5% do total de exportações russas no mesmo ano, mas o conflito veio potenciar esta via de receitas.
Antes da invasão da Ucrânia, a Rússia já figurava entre os cinco maiores países exportadores de ouro do mundo. À medida que os oligarcas e outras elites russas começaram a desviar activos para fugir às sanções impostas pelo Ocidente, a exportação deste metal precioso intensificou-se.
Ao mesmo tempo, a Rússia aumentou a mineração de ouro para compensar o congelamento de alguns bens estatais.
Em conclusão
A exportação de ouro é relevante para a balança comercial da Rússia, tendo representado cerca de 5% das exportações russas em 2021 – antes de a guerra na Ucrânia ter levado a uma intensificação das exportações. Assim sendo, a frase do ministro português é verdadeira.