Pela segunda vez há uma mulher entre os vencedores das Medalhas Fields, o “Nobel da Matemática”
Hugo Duminil-Copin, James Maynard, June Huh e Maryna Viazovska são os mais recentes medalhados daquele que é considerado o Nobel da Matemática. As Medalhas Fields são entregues esta terça-feira, na Finlândia.
Na matemática não há só equações e contas que agora reservamos para a calculadora: é nas soluções encontradas para os problemas teóricos de décadas que descobrimos os novos grandes nomes deste campo. Esta terça-feira, as Medalhas Fields, recorrentemente apelidadas de o “Nobel da Matemática”, foram entregues a quatro matemáticos pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês). Entre os galardoados, Maryna Viazovska torna-se apenas a segunda mulher a ganhar este prémio, atribuído a cada quatro anos desde 1936. Além de Maryna Viazovska, subiram ao palco na Universidade Aalto (Finlândia) Hugo Duminil-Copin, James Maynard e June Huh.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.