Tempos de espera nas chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram as três horas

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fala num “pico de afluência”, com cerca de três mil passageiros a aterrarem em Lisboa durante a manhã

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As filas no Aeroporto Humberto Delgado, esta tarde DR

Os tempos de espera na área das chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram este domingo as três horas, devido à “insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, disse a ANA Aeroportos. O SEF refere que se tratou de um “pico” de afluência, com cerca de três mil passageiros a chegarem ao aeroporto durante a manhã, e que a situação foi normalizada à tarde.

“Hoje voltámos, infelizmente, a assistir a tempos de espera elevados que ultrapassaram as três horas na área das chegadas do aeroporto de Lisboa devido à insuficiência de recursos e de postos de controlo da fronteira SEF em funcionamento”, referiu a ANA Aeroportos, em comunicado.

Estes constrangimentos ocorreram até às 17h tendo, entretanto, a situação melhorado e os tempos de espera diminuído, acrescentou. “Embora sabendo que o plano de contingência anunciado pelo MAI [Ministério da Administração Interna] está em implementação de forma gradual, a ANA já alertou as entidades competentes, nomeadamente o SEF, e aguarda que se assegure um reforço contínuo com a maior brevidade”, sublinhou.

Na nota de imprensa, a ANA salientou ter reforçado as equipas de apoio aos passageiros e disponibilizado água, procurando minimizar o constrangimento aos que se encontravam nesta situação.

O PÚBLICO questionou o SEF sobre a demora a que foram sujeitos os passageiros e fonte oficial da instituição garantiu que o aeroporto teve um “pico de afluência” durante a manhã, com cerca de três mil passageiros a chegarem a Lisboa, incluindo um voo do Brasil, “que exige um controlo mais fino”, e outro dos Estados Unidos, “ambos com cerca de 300 passageiros”. A situação, garantiu, foi normalizada à tarde.​

Acácio Pereira, do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, também confirma que houve um pico de afluência durante este domingo no aeroporto, com 66 voos a aterrarem em poucas horas. “Não há caudal que dê vazão a isto”, diz. E retribui as críticas à ANA: “Cada um deve assumir as suas responsabilidades e a ANA deve assumir as suas, de uma vez por todas, que é gerir o aeroporto como deve ser gerido. Isto significa que os voos devem ser espaçados ao longo do tempo e não concentrados num pico”.

No final de Maio, o MAI apresentou um plano para tentar responder ao aumento de afluência de passageiros esperado com a chegada do Verão. O plano será implementado de forma gradual e previa o reforço de pessoal do SEF e da PSP já a partir do dia 2 de Junho, ficando este processo concluído a 4 de Julho. A este reforço junta-se um sistema de triagem electrónica, que permitirá o registo prévio de passageiros, e uma solução tecnológica que será utilizada por uma equipa móvel.

O anúncio deste plano foi feito pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, depois de, no final de Maio, um plenário dos trabalhadores do SEF ter causado esperas entre quatro a cinco horas, no serviço de controlo de passaportes do aeroporto de Lisboa.

Notícias recentes têm dado conta de caos em aeroportos de várias cidades europeias: Bruxelas, Paris, Dublin, Amesterdão, Madrid e Barcelona, entre outras. com Lusa

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