Ser professor no ensino público ou no privado? O que levou Maria e Vítor a escolher
Maria Sanches Ribeiro é professora de Biologia e Geologia. Exerce há 22 anos, mas nos primeiros 17 não saiu do 1.º escalão de uma carreira de dez. Vítor Bastos, professor de Geografia há tantos anos como Maria, procurou estabilidade no ensino privado. É mais o que os une ou o que os separa?
Maria Sanches escolheu ser professora no ensino público. Esteve 17 anos a contrato, todos os anos um novo, sem saber ao certo onde daria aulas, até entrar, por fim, num Quadro de Zona. Nunca pensou desistir. É na escola pública que se realiza, apesar da burocracia que, diz, lhe consome tanto tempo. E de na escola pública, segundo relata, ter de assumir tarefas de assistente social, de psicóloga, de enfermeira. Tudo isso, para além das aulas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.