Uma chuva de edições manga para lá de Naruto e Dragon Ball
Chegados ao mercado editorial pela mão da Chili com Carne e da Sendai Editora, quatro livros dão a ver a diversidade temática, estilística e formal da banda desenhada japonesa: Viagem, de Yuichi Yokoyama, DJ Cat Gosshie – World Tour, de Harukichi, A Jornada de Kappa, de Imiri Kakabashira, e Na Prisão, de Kazuichi Hanawa.
A presença da manga nas livrarias portuguesas há muito que deixou de ser novidade. Nos últimos anos, graças à persistência da Devir, Naruto, Demonslayer, The Promised Neverland, My Hero Academy, entre outros títulos, passaram a fazer parte dos hábitos de muitos leitores, em especial os mais jovens. E se talvez seja precipitado, ou exagerado, falar de uma subcultura associada à fruição da cultura pop japonesa – à semelhança do que acontece em França –, a verdade é que proliferam, entre nós, os sites e os blogues dedicados à banda desenhada produzida naquele país (e ao anime, o seu cinema de animação). É todo um universo que se expande do papel ao digital e no qual pululam termos como manga shonen, manga seinen, manga shōjo ou mangaka.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.