Carlos e Camila vão ao Canadá em nome da rainha

Esta será a 19.ª vez que o herdeiro do trono vai o Canadá. A viagem enquadra-se nas comemorações do jubileu de platina de Isabel II.

Foto
Carlos e Camila no Canadá em 2017 Twitter/Clarence House

O príncipe Carlos e a mulher Camila vão visitar o Canadá em Maio. Durante três dias, o filho de Isabel II e a duquesa de Cornualha percorrerão várias cidades, numa viagem enquadrada na celebração do jubileu de platina da monarca, a comemorar, este ano, 70 anos no trono.

Do roteiro de Carlos fará parte a província da Terra Nova e Labrador, o território mais a leste do Canadá. No outro extremo do país, o príncipe de Gales e a mulher também deverão visitar Yellowknife, nos Territórios do Noroeste — a mais populosa das três províncias do norte, as menos habitadas do extenso território canadiano. A capital Otava também não fica esquecida nesta visita.

“Em nome de todos os canadianos, Sophie e eu estamos ansiosos por receber Suas Altezas e mostrar algumas das muitas razões por que temos orgulho em ser canadianos”, celebra, em comunicado, o primeiro-ministro Justin Trudeau. O responsável também avança que Carlos e Camila vão participar em “eventos e actividades”, mas sem especificar quais.

Esta será a 19.ª vez que o herdeiro do trono vai o Canadá. Passaram-se cinco anos desde da última visita oficial, em 2017. Nessa altura, Carlos disse ser “uma alegria estar de volta” a um lugar que é “tão querido” tanto ao príncipe, como à duquesa de Cornualha. “Sentimo-nos sempre em casa no Canadá e ficamos extremamente tocados com o calor da vossa recepção”, elogiou o filho da rainha.

A visita foi confirmada pela Clarence House, a casa oficial do príncipe Carlos, que lembra, ainda, a sua ligação ao Canadá — o pai de William e Harry até tem uma associação naquele país, a Prince’s Trust, que ajuda jovens canadianos a conseguir oportunidades de emprego. O filho mais velho de Isabel foi, pela primeira vez, ao Canadá em 1970, quando tinha 22 anos.

A nação da Commonwealth é, aliás, o país mais visitado por Isabel II durante o seu reinado — de lembrar que a monarca é a chefe de Estado do Canadá. Em Outubro de 1957, a rainha e o duque de Edimburgo passaram quatro dias em Otava. De acordo com a CBC, o serviço de rádio e televisão canadiana, a monarca terá aberto a sessão do Parlamento a 14 de Outubro. Ao todo, já terá ido 22 vezes àquele país — a última foi em 2010 para o centenário da Marinha, onde participou também nas comemorações do Dia do Canadá, que se celebra a 1 de Julho. Hoje, a relação mantém-se próxima e, há pouco mais de um mês, Justin Trudeau visitou a rainha em Londres.

No âmbito do jubileu de platina, o príncipe William e a mulher Kate visitaram recentemente as Caraíbas, onde as visitas não terão corrido como esperado, ressurgindo o debate sobre o legado colonial do Império Britânico. Espera-se que a visita do pai seja mais tranquila.