Oleg Salenko: soviético, ucraniano e russo
Ainda é o recordista de golos marcados num único jogo num Mundial (cinco em 1994). Vestiu a camisola de três países: um já não existe e os outros dois estão em guerra.
Os países não duram para sempre, mas ficam para a história. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) deixou formalmente de existir em 1991 e deixou muitas heranças, também no desporto, onde foi uma superpotência. O futebol foi uma peça importante do grande mosaico desportivo soviético, com grandes jogadores e grandes equipas. Também o futebol se dividiu quando a União Soviética deixou de existir e obrigou os futebolistas a escolher lados. Oleg Salenko estava a ganhar balanço numa carreira promissora como avançado goleador quando teve de fazer essa escolha. Não conseguiu. Escolheu os dois.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.