O que o mar dá está a transformar a cena gastronómica da Suécia
A Suécia desponta como uma nova potência da gastronomia nórdica. Da sua costa banhada pelo mar do Norte surgem novos personagens, entre pescadores, chefs e até produtores de vinho, que rimam sustentabilidade com autenticidade em busca de criar uma nova e efervescente cena culinária local.
Nem mesmo a temperatura de 5ºC que faz numa manhã de início de Novembro em Havstenssund é suficiente para acovardar Linnèa Sjögren. Ela caminha pelas rochas escorregadias, tira o casaco fofo azul que vai até a altura de seus joelhos, veste um macacão de neoprene, calça os pés de pato e cai na água. Não demora muito para voltar com o saco de tela que leva à cintura carregado de algas verdes e castanhas, que retira uma a uma, dando nome a cada uma das mais de 10 espécies que colecta com orgulho.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.