Das bancadas, uma fã de hóquei no gelo detectou um sinal suspeito a um técnico. E salvou-lhe a vida
O técnico dos Vancouver Canucks, da liga norte-americana de hóquei no gelo (NHL), recebeu o alarme durante um jogo em Outubro e não o ignorou. Era um melanoma maligno e, graças ao aviso, uma semana depois, estava livre de perigo.
“O sinal na parte de trás do pescoço é possivelmente canceroso. Por favor, vá ao médico.” O recado, escrito num telemóvel que uma fã encostou ao acrílico que separa o campo de hóquei no gelo dos Seattle Kraken das bancadas, apanhou Brian “Red” Hamilton, que supervisiona o equipamento dos Vancouver Canucks, de surpresa. Mas o técnico não ignorou as palavras e, quase quatro meses depois, pôde agradecer a Nadia Popovici, de 22 anos, por lhe ter salvado a vida. “As palavras [que ouvi] da boca do médico foram que, se eu tivesse ignorado isto, daqui a quatro ou cinco anos não estaria aqui”, sublinhou Hamilton durante uma conferência de imprensa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.