Vinhos de Portugal despede-se em festa e sonha com o regresso presencial em 2022

Quatro dias intensos de provas e conversas sobre vinho português destinadas ao público brasileiro - o Vinhos de Portugal no Brasil encerrou a sua 8º edição fazendo um balanço muito positivo dos resultados: mais de mil ingressos vendidos e mais de duas mil pessoas a assistir só no primeiro fim-de-semana.

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Parte da equipa e produtores num brinde final ao Vinhos de Portugal no Brasil Fernando Donasci/Out of Paper
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Jorge Moreira (Quinta do Poeira), o crítico Jorge Lucki, António Guedes (Quinta da Aveleda) e Emmanuel Bassoleil Fernando Donasci/Out of Paper
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Patrícia Peixoto (Quinta Santa Vitória), Martta Reis Simões (Quinta de Alorna) e Thiago Rodrigues Fernando Donasci/Out of Paper
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Gravação de um dos 'talk shows', de Lisboa para o Brasil Fernando Donasci/Out of Paper
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Bernardo Alves (Adega Mãe), Alexandra Prado Coelho, Emmanuel Bassoleil e António Relvas (Casa Relvas) Fernando Donasci/Out of Paper
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Emmanuel Bassoleil e Fernando Donasci, fotógrafo do Vinhos de Portugal no Brasil Out of Paper
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Marcos Uchôa, Mel Fronckowiak, Emmanuel Bassoleil e Thiago Rodrigues foram alguns dos convidados brasileiros do evento Fernando Donasci/Out of Paper
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Lígia Santos da Caminhos Cruzados Fernando Donasci/Out of Paper,Fernando Donasci/Out of Paper
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Julien Reynolds, da Reynolds Wine Growers Fernando Donasci/Out of Paper
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Os produtores Osvaldo Amado e Júlio Bastos Fernando Donasci/Out of Paper
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O Master of Wine que está com o evento desde o início, Dirceu Vianna Junior Fernando Donasci/Out of Paper
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O chef Emmanuel Bassoleil, Dirceu Vianna Junir, Mel Fronckowiak, Marcos Uchôa e o crítico brasileiro Jorge Lucki Fernando Donasci/Out of Paper
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Emmanuel Bassoleil, Alexandra Prado Coelho, Marcos Uchôa e Pedro Ramos, guia digital do evento e sommelier no restaurante Alma Fernando Donasci/Out of Paper
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As conversas e os talk-shows realizaram-se durante dois fins-de-semana e foram transmitidos para o Brasil Fernando Donasci/Out of Paper
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Dirceu Vianna Junior com as produtoras Joana Lopes e Maria Serpa Pimentel e a apresentadora Mel Fronckowiak Fernando Donasci/Out of Paper
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Emmanuel Bassoleil no Bar do Avillez, onde se realizaram dois jantares do evento Fernando Donasci/Out of Paper
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Emmanuel Bassoleil e Mel Fronckowiak no Bairro do Avillez Fernando Donasci/Out of Paper
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Manuel Carvalho, crítico de vinhos e director do PÚBLICO durante uma das provas, com António Guedes da Aveleda Fernando Donasci/Out of Paper
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Jorge Lucki com Catarina Vieira, da Herdade do Rocim Fernando Donasci/Out of Paper
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Manuel Carvalho com Rita Nabeiro da Adega Mayor Fernando Donasci/Out of Paper
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A sommelier brasileira Cecília Aldaz, uma das convidadas do evento Fernando Donasci/Out of Paper
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Dirceu Vianna Junior numa prova centrada nas mulheres produtoras Fernando Donasci/Out of Paper
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O produtor Luís Pato Fernando Donasci/Out of Paper
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Jorge Lucki numa prova com Domingos Soares Franco Fernando Donasci/Out of Paper
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Lígia Santos com o actor Thiago Rodrigues Fernando Donasci/Out of Paper
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Os enólogos Luís Sottomayor, da Sogrape, e Pedro Baptista da Cartuxa Fernando Donasci/Out of Paper
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José Avillez com a actriz e apresentadora brasileira Monique Alfradique Fernando Donasci/Out of Paper
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Monique Alfradique veio a Portugal descobrir mais sobre o mundo do vinho Fernando Donasci/Out of Paper
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O chef francês Claude Troisgros com Monique Alfradique Fernando Donasci/Out of Paper
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Uma parte da equipa que fez o Vinhos de Portugal 2021 Fernando Donasci/Out of Paper

A 8ª edição do Vinhos de Portugal no Brasil terminou este domingo já com planos para o regresso ao presencial, no próximo ano, confirma a organização e a ViniPortugal, parceira do Vinhos de Portugal no Brasil. O evento está previsto para o início de Junho de 2022.

Desta vez, e num evento que se prolongou por dois fins-de-semana (16 e 17 e 23 e 24), a opção da organização - os jornais PÚBLICO, de Portugal, e O Globo e Valor Económico, do Brasil, em parceria com a ViniPortugal e curadoria e concepção da Out of Paper - optou por ainda manter o formato digital, transmitindo para o Brasil, a partir de um hotel de Lisboa, uma maratona de provas com críticos e produtores, e conversas descontraídas com uma série de convidados brasileiros como anfitriões

Ainda é cedo para o balanço final, mas os números disponíveis mostram que foram vendidos mais de mil ingressos, o que representou um aumento em relação à edição anterior, a primeira em versão digital. Durante o primeiro fim-de-semana houve 2235 acessos aos talk-shows, que se destinavam a um público mais alargado e apostaram em personalidades brasileiras como os chefs Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Bella Masano, Marcelo Corrêa Bastos, e nos actores e apresentadores Mel Fronckowiak, Monique Alfradique, Thiago Rodrigues, e ainda no jornalista Marcos Uchôa e na sommelier Cecília Aldaz. A ideia era que estes fizessem as perguntas que qualquer consumidor comum faria em relação ao vinho e que as conversas fossem descomplicadas e divertidas. 

Por outro lado, as 17 provas do evento, dirigidas pelos críticos Jorge Lucki, o Master of Wine Dirceu Vianna Junior, e Manuel Carvalho foram todas compradas com vinhos, o que significa que no Brasil as pessoas assistiram às explicações dos especialistas podendo em simultâneo provar os vinhos que estavam a ser apresentados. No final, os produtores participantes - 66, no total - mostraram-se muito satisfeitos com o resultado e despediam-se com um até para o ano na 9ª edição, que está já a ser pensada para combinar o melhor do presencial e o muito que se aprendeu com o digital nestes dois anos. Até lá, as histórias, imagens e todas as informações sobre os produtores participantes continuam disponíveis na plataforma do evento

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