Sem turistas, Rui e Marília criaram uma rede de NaturHortas
Quando os hóspedes deixaram de chegar devido à pandemia, Rui e Marília Borralho viram-se, de repente, sem rendimentos. Do quintal fizeram uma horta para pôr comida na mesa, depois lembraram-se de criar parcerias com donos de terrenos sem uso para expandir a um negócio de cabazes. Nascia a NaturHortas, agora com vontade de chegar a todo o país. Sem agroquímicos.
Da horta do quintal já pouco resta. Um dos talhões foi transformado em galinheiro, no outro está montada a esplanada, pronta a receber os dias quentes. A galinha Caldo Maggi (quase todas têm nomes “em homenagem aos pratos que nunca serão”) aprendeu a saltar a cerca e já ia a caminho das alfaces plantadas no dia anterior, mas desta vez foi travada pelos donos. Há alguns alhos em vasos e ervas aromáticas num pequeno canteiro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.