Candidaturas ao Orçamento Participativo de Lisboa já abriram
As candidaturas para a 12ª edição do Orçamento Participativo da cidade estão abertas até dia 04 de Abril
As candidaturas ao Orçamento Participativo de Lisboa de 2021, dedicado aos temas da sustentabilidade e do desporto e com o valor global de 2,5 milhões de euros, já podem ser submetidas, um processo que se iniciou na segunda-feira, informou a Câmara Municipal.
A edição deste ano pretende apoiar projectos “que promovam uma cidade mais sustentável, resiliente, amiga do ambiente e promotora de melhores níveis de saúde”, contribuindo para a concretização do Pacto Ecológico Europeu, do Pacto de Acção Climática e da Capital Europeia do Desporto 2021, salienta a autarquia.
A submissão de propostas decorre segundo oito áreas temáticas, que são a “adaptação e mitigação das alterações climáticas”, a “energia limpa e renovável”, a “economia circular”, a “revitalização eficiente do edificado”, a “redução da poluição e preservação/recuperação do ecossistema e da biodiversidade”, um “sistema alimentar justo”, a “mobilidade inteligente e sustentável” e o “desporto e promoção da saúde física e mental”.
Para apoiar os cidadãos a construírem as suas propostas e a submeterem as ideias estão previstas duas sessões participativas temáticas, em formato online, na próxima quarta e quinta-feira, sujeitas a inscrição dos interessados através do site lisboaparticipa.pt.
O montante global do Orçamento Participativo será de 2,5 milhões de euros, divididos por dois grupos de projectos: propostas que envolvam empreitadas de obras públicas cujo montante seja inferior a 150 mil euros e propostas de projectos que envolvam a aquisição de bens móveis ou serviços de valor inferior a 75 mil euros.
Podem participar cidadãos maiores de 16 anos, devendo as propostas ser enviadas através do site www.lisboaparticipa.pt.
O anúncio dos projectos vencedores deverá ocorrer a partir de Junho.
Na 11.ª edição do Orçamento Participativo de Lisboa foram apresentadas 539 candidaturas, sobretudo ligadas às temáticas ambientais e da mobilidade.
As freguesias com mais propostas foram Benfica (33), Areeiro e Arroios (21), e as com menos Parque das Nações (5), São Domingos de Benfica e São Vicente (seis).