Mulheres artistas, passado esclavagista e a grande retrospectiva de Paula Rego — o que vamos ver em 2021
Ainda sem certezas acerca do que estará para vir, e apesar de em várias grandes cidades os museus estarem fechados, já todos se preparam para abrir portas e receber visitantes. Entre as várias exposições dedicadas a artistas mulheres, haverá Paula Rego na Tate Britain, Marina Abramovic na Royal Academy of Arts e Yayoi Kusama na Tate Modern. E os holandeses irão olhar para o seu passado esclavagista no Rijksmuseum.
Se em nossas casas, ao longo de 2020, fomos conseguindo usufruir de música (sem concertos ao vivo), de filmes (sem salas de cinema), de livros (sem bibliotecas) e de teatro (sem ir ao teatro), o que nunca chegou a acontecer nos nossos quartos foi o aguçar da curiosidade e do sentido de beleza que nos pode trazer uma ida a um museu ou a uma exposição. Mesmo com todas as visitas guiadas virtuais que os museus foram disponibilizando durante o confinamento, nada se compara à sensação de estar frente a uma obra de arte.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.