Google “pede desculpas a todos os afectados” depois de vários problemas no acesso a serviços
Vários serviços da Google estiveram com problemas na manhã desta segunda-feira. A equipa da Google explica que o problema estava relacionado com a “quota de armazenamento interno”
O Gmail e a Google Drive foram dois dos serviços da Google que esta segunda-feira de manhã apresentaram problemas um pouco por todo o mundo. O YouTube também esteve em baixo esta manhã. Contactada pelo PÚBLICO, a equipa da Google explica que o problema estava relacionado com a “quota de armazenamento interno” que levou a erros em vários serviços que exigiam o registo dos utilizadores.
“Lamentamos, mas a sua conta está temporariamente indisponível” era a mensagem que aparecia a quem tentar entrar nos serviços e e-mail da gigante californiana. “O Google Docs encontrou um erro. Tente recarregar esta página ou aceder-lhe novamente dentro de alguns minutos”, podia ler-se ao entrar no Google Docs, um dos serviços da Drive.
Ao início da tarde os serviços do Google já não aparentavam ter problemas. A Google diz que a situação ficou resolvida às 12h32, hora de Lisboa.
A empresa diz que os problemas demoraram 45 minutos a ser resolvidos, mas garante que vai proceder a “uma análise completa” para garantir que o problema não se repete. “Pedimos desculpas a todos os afectados”, escreve um porta-voz da Google, num email ao PÚBLICO. A empresa sublinha que “todos os serviços foram restaurados”.
“A Google passou por uma interrupção do sistema de autenticação durante aproximadamente 45 minutos devido a uma questão relacionada com a quota de armazenamento interno. Serviços que exigiam o registo dos utilizadores apresentaram taxas elevadas de erro durante esse período”, esclarece a empresa em comunicado.
No começo de Novembro, a Google anunciou que o seu serviço de armazenamento gratuito de fotografias teria de passar a ser pago para garantir a qualidade dos seus serviços e a manutenção a longo prazo. “Esta mudança vai nos permitir continuar a acompanhar a procura para mais armazenamento”, justificou na altura Shimrit Ben-Yair, um dos vice-presidentes da Google, responsável pelo serviço de fotografias.