Dez cidades portuguesas desenham projecto que vai definir a sua próxima década
Portugal volta a receber uma Capital Europeia da Cultura em 2027, mas candidaturas têm que ser entregues até Novembro de 2021. Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo estão na corrida.
Começou o processo cujo resultado só se saberá daqui a dois anos. Depois de anos em que sucessivas câmaras foram anunciando que entravam na corrida a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027, o Ministério da Cultura, através do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), abriu o convite para a apresentação de candidaturas a 23 de Novembro, sendo que as dez cidades que já manifestaram interesse terão de entregar a documentação no prazo de um ano. Ainda assim, o processo passará depois por fases de avaliação e pré-selecção, o que significa que a decisão final só será conhecida em Dezembro de 2022 ou Janeiro de 2023.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.