Estudo médico detecta coronavírus em França no final de Dezembro

Estudo retrospectivo a doente internado com pneumonia em Dezembro registou resultado positivo de covid-19. Os primeiros casos confirmados em França surgiram a 24 de Janeiro.

Foto
Primeiro caso oficial em França foi confirmado a 24 de Janeiro Reuters/BENOIT TESSIER

Médicos franceses acreditam que o coronavírus já estava activo no país no final de Dezembro, depois de terem diagnosticado retrospectivamente um doente que, a 27 de Dezembro, esteve internado num hospital de Paris.

O caso foi descoberto através de um estudo retrospectivo dos testes de PCR (para detecção do vírus SARS-Cov-2, que provoca a covid-19) realizados em 24 doentes internados em Dezembro e Janeiro com pneumonia, explicou o director dos cuidados intensivos dos hospitais Avicenne, de Bobigny, e Jean Verdier, de Bondy, Yves Cohen, em declarações feitas esta segunda-feira à France Info.

As amostras de PCR foram recolhidas de um homem que entrou no Hospital Jean Verdier em Dezembro e foram agora testadas novamente, tendo mostrado um resultado positivo de covid-19, o que indica que o doente estava infectado naquela altura. O homem, que não tinha feito quaisquer viagens que levassem a desconfiar que tivesse sido infectado fora do país, esteve doente durante 15 dias e infectou os seus dois filhos, mas não a sua mulher.

Os médicos consideram que a mulher, sendo assintomática, pode ter estado na origem do contágio da família, especialmente considerando que trabalha numa peixaria de um supermercado em que há clientes de origem chinesa.

O estudo deverá ser publicado numa revista especializada na próxima semana.

A Agência Regional de Saúde da região de Paris já afirmou que vai analisar a tese de que o coronavírus já estava em França. Os primeiros casos oficialmente registados, a 24 de Janeiro, foram de um francês de origem chinesa e de dois turistas chineses que estiveram na cidade de Wuhan, onde se localizou a origem da pandemia.

Desde que foi detectada na China, em Dezembro passado, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 245 mil mortos e infectou mais de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios, segundo um balanço da agência de notícias AFP.