Livro português vence concurso internacional de ilustração e design em Moscovo
Club Med foi escrito por João Pedro Mésseder, ilustrado por Ana Biscaia e desenhado por Joana Monteiro. É uma obra que fala sobre o “mar Mediterrâneo cemitério de pessoas refugiadas” e sobre “a Europa a devorar-se a si mesma”.
O livro Club Med, escrito por João Pedro Mésseder, ilustrado por Ana Biscaia e desenhado por Joana Monteiro, venceu o concurso internacional de ilustração e design de livros na Feira Internacional do Livro de Moscovo.
Clube Med, co-editado pelas edições Xerefé e pela Editora dos Tipos, “foi galardoado com um diploma na 12.ª edição do Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros Image of the Book, na categoria livro de autor”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira pela editora Xerefé. Trata-se de um livro que fala sobre “o tempo presente, sobre o mundo trágico que habitamos”, sobre o “mar Mediterrâneo cemitério de pessoas refugiadas” e sobre “a Europa a devorar-se a si mesma”.
Foram mais de 600 os artistas que se apresentaram com os seus trabalhos, oriundos de Moscovo, São Petersburgo, Arkhangelsk, Volgogrado, Yekaterimburgo, Irkutsk, Krasnoyarsk, Yakutsk, além de outras cidades da Rússia e também da República da Bielorrússia, Ucrânia, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Itália, Portugal e Grã-Bretanha.
Lituânia, Polónia, República Checa, Suíça, Austrália, Irão, Líbano, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, Argentina, Taiwan, China, Coreia, Japão e África do Sul foram os outros países de onde se apresentaram livros ilustrados a concurso. Entre os vencedores, há uma sólida lista de ilustradores estrangeiros, pode ler-se no site da Federal Agency for Press and Mass Communications.