Uma colecção de São João da Madeira nas paredes de São Bento
A residência oficial do primeiro-ministro mostra a partir desta quinta-feira obras da Colecção Norlinda e José Lima. A curadora Isabel Carlos fez uma escolha paritária composta por “artistas vivos”.
Isabel Carlos vai falando sobre os princípios que presidiram à escolha das peças para a residência oficial do primeiro-ministro: “Quis uma representação que respeitasse a paridade entre homens e mulheres — uma das grandes constantes que têm orientado toda a minha actividade como curadora; quis que todos os artistas estivessem vivos; e quis, finalmente, que não houvesse repetições em relação à montagem anterior.” A curadora referia-se à escolha feita por João Pinharanda entre as obras da colecção António Cachola, que ocupou esta mesma casa entre 5 de Outubro de 2018 e agora. Antes, a primeira edição estivera a cargo de Suzanne Cotter, antiga directora do Museu de Serralves, que obviamente trouxera peças do grande museu do Porto para serem mostradas na capital.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.