Cenas da vida familiar no tribunal e nas estrelas – e com Irreversível agora invertido
Adam Driver e Scarlett Johansson divorciam-se em Marriage Story, de Noah Baumbach. Brad Pitt aventura-se no espaço à procura do pai em Ad Astra, de James Gray. Haifaa Al-Mansour filma o quotidiano das mulheres na Arábia Saudita em The Perfect Candidate. E o casal Bellucci e Cassel, ainda sem mácula, na nova versão de Irreversivel, de Gaspar Noé: fotos de família no Festival de Veneza.
A meio de uma cena de violência, estava o ecrã sumptuosamente encarnado, as luzes da sala acenderam-se. Foi um erro técnico, e um alívio para o sufoco: durante alguns segundos, o espectador conseguiu retirar-se do filme e a sala humanizou-se – embora se vissem restos da memória do sonho mau nos rostos. E depois a sequência de violação de Irreversível seguiu em frente, na 76.ª edição do Festival de Veneza.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.