De hippie a trendy: como as Birkenstocks puseram o mundo aos seus pés
As sandálias Birkenstock já não são só para hippies, avós e turistas. A marca alemã transformou a sua imagem e ganhou o respeito do mundo da moda. Há meia dúzia de anos que a produção não consegue acompanhar a procura.
As sandálias de pêlo de cordeiro são um dos modelos preferidos de Guus. “Uso sem meias, no Inverno”, conta durante uma visita à fábrica de Bernstadt o responsável pela cadeia de valor das plantas de produção da Birkenstock, assumindo o papel de guia. As gargalhadas que se soltam no grupo não têm efeito no rosto sério de Guus, que acrescenta: “É como dormir numa cama quente com a janela aberta.” Estamos em meados de Maio e lá fora o termómetro bate nos oito graus, mas em Janeiro a média de temperatura é negativa nesta zona da Alemanha.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.