Lagarde apontada como sucessora de Draghi no BCE
O nome de Lagarde é uma das “peças-chave na mais recente lista de candidatos aos principais cargos da UE”, avança a Bloomberg.
Christine Lagarde, directora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), está a ser apontada pelos líderes europeus para o cargo de presidente do Banco Central Europeu (BCE), avança a Bloomberg.
A escolha do próximo presidente do Banco Central Europeu não está na agenda oficial da cimeira europeia na qual os líderes europeus tentam chegar a acordo para os cargos de topo na União Europeia desde domingo, mas a substituição de Mario Draghi no Banco Central Europeu, que deixa o cargo em Outubro, está no centro das negociações em Bruxelas.
“O nome de Lagarde é uma das peças-chave na mais recente lista de candidatos aos principais cargos da UE”, escreve a Bloomberg, acrescentando que esta proposta, tal como outras que já circularam nos corredores de Bruxelas, pode não obter o consenso dos líderes europeus e não passar de uma proposta.
Os 28 chefes de Estado e Governo da União Europeia estão em negociações para definir como serão distribuídos os cargos de topo das instituições comunitárias na próxima legislatura.
O reinício dos trabalhos, que deveria ter sido feito às 11h em Bruxelas, menos uma hora em Portugal, ainda não começou, porque ainda estão a decorrer encontros bilaterais e outras reuniões entre líderes europeus.