Ganhar clientes de televisão “é o grande desafio deste ano” para a Altice
A Altice, dona da Meo, disputa a liderança do segmento de televisão com a Nos.
Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal, diz que continuar a crescer na televisão por subscrição - uma área em que a liderança de mercado ainda pertence à Nos - “é o grande desafio deste ano”.
É o “sub-segmento em que ainda não somos completamente líderes”, afirmou o gestor num encontro com a imprensa, a propósito da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2019, período em que a empresa diz que contabilizou 14 mil novos assinantes no serviço de televisão.
De Janeiro a Março, as receitas totais da Altice Portugal, dona da Meo, registaram um crescimento de 0,4% face ao mesmo período de 2018, para 509 milhões de euros. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) recuou 1,4%, para 206 milhões de euros.
Frisando que os resultados “mostram um crescimento sustentando” e que as “expectativas para o ano de 2019 são boas”, o presidente da Altice Portugal destacou o crescimento das quotas de mercado da empresa e, no caso da televisão, o facto de que “o ainda líder de mercado neste sector” tenha perdido “sete mil clientes” no trimestre.
A evolução do número de clientes, que não se cinge “a Lisboa e Porto”, explica-se por a Altice ter “a melhor oferta e qualidade de serviço” e por ser “o único operador que se tem preocupado em conhecer o país”, afirmou Alexandre Fonseca. Se a Anacom tivesse publicado dados estatísticos recentes – os últimos dados divulgados pelo regulador são os do primeiro semestre do ano passado –, “o distanciamento das quotas de mercado” da Altice seria ainda mais evidente, afirmou.
O administrador financeiro da Altice Portugal, Alexandre Matos, adiantou que a receita média mensal por cada cliente residencial de pacotes de serviços (que incluem televisão, internet e telefone) está nos 32 euros (menos 2,1% face ao trimestre homólogo).
Apesar de o valor estar em queda há vários trimestres, Alexandre Matos destacou que está a cair menos e que a estratégia para o fazer crescer não passa por subir preços directamente, mas por “proporcionar mais serviços” ao cliente que aumentem a componente variável da receita.
O administrador da Altice afirmou que “é prioritário” para a empresa “fazer migração de clientes” de ADSL e satélite para a tecnologia de fibra e ainda que se está a fazer uma aposta grande nas acções de retenção de clientes em fim de contrato.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos