Mais de metade do país sob aviso amarelo devido à chuva e neve
Há previsão de chuva para a região Centro e Norte, acompanhada por uma pequena descida da temperatura mínima.
Dez distritos de Portugal continental estão nesta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar esta quinta-feira sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.
De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo entre as 12h e as 18h devido à queda de neve acima de 800/1000 metros.
O aviso amarelo, o segundo menos grave, indica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
As previsões do IPMA apontam para céu pouco nublado no continente, tornando-se gradualmente muito nublado de norte para sul a partir da manhã. Prevêem-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo por vezes forte no litoral Norte e Centro.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste a partir da manhã. O vento será por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir do final da tarde e moderado a forte nas terras altas.
O IPMA prevê ainda formação de geada no interior Norte e Centro, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os -1ºC (na Guarda) e os 8ºC (em Faro) e as máximas entre os 10ºC (na Guarda, Vila Real e Bragança) e os 20ºC (em Faro).
A previsão de chuva traz algum alívio ao país. Este Inverno, o quarto mais seco dos últimos 18 anos, colocou Portugal em situação de seca meteorológica.