Há menus secretos nos restaurantes só para clientes gold da Zomato
Durante a primeira quinzena de Abril, 26 restaurantes de Lisboa vão apresentar menus inéditos, apenas disponíveis para membros do Zomato Gold. Portugal é o primeiro país onde a empresa testa a ideia.
É a nova aposta do programa de subscrição da plataforma de consulta de restaurantes: uma quinzena de Menus Secretos, criados exclusivamente por cada restaurante para a iniciativa da Zomato.
Há pratos inéditos, outros recuperados ou apresentados em formatos diferentes, que surgem ora em menus de degustação, ora em refeições completas compostas por três ou quatro pratos. A ideia é que cada menu “conte a história do restaurante ou [reflicta] o background do chef”, conta Riddhi Jain, responsável pelo serviço Zomato Gold em Portugal.
A primeira edição decorre de 1 a 14 de Abril, com menus disponíveis em 26 restaurantes da Grande Lisboa, como o Arola, do chef Sergi Arola (distinguido com uma estrela Michelin no LAB), o argentino El Bulo, do chef Chakall, ou o DownUnder, de Justin Jennigs.
Cada restaurante vai ter um menu à disposição, com preços que variam entre os 25 e os 40 euros por pessoa, com bebidas incluídas. Acessível a reservas durante o serviço de jantar durante toda a semana e ao almoço apenas aos sábados e domingos.
A partir de segunda-feira, 25 de Março, os menus vão estar disponíveis para reserva na aplicação móvel da Zomato, apenas para os clientes que forem subscritores do serviço Gold (estes podem adquirir “bilhetes” para acompanhantes). O pagamento das refeições é feito no acto da reserva através da aplicação.
Portugal é o primeiro país onde a Zomato testa o novo serviço de menus exclusivos. Se a iniciativa for bem-sucedida, há planos para novas edições, para levar até ao Porto ou replicar noutros países onde a plataforma está presente. “Portugal é um mercado-piloto de testes. Quando está a funcionar, pomos a andar para a frente noutros países”, conta Miguel Ribeiro, responsável pela implementação da Zomato em Portugal em 2014, hoje responsável pelo crescimento da plataforma na Europa.
Lançado há dois anos, também com estreia em Portugal e no Dubai, o serviço de subscrição Gold está actualmente presente em 23 cidades de sete países, atingindo um milhão de clientes (20 mil em Portugal). Conta actualmente para 30% do volume de negócios da plataforma indiana criada há cinco anos (os outros 70% correspondem aos anúncios publicitários na app).
Notícia corrigida a 25 de Março: cada restaurante apresenta apenas um menu secreto e não duas opções, como tinha sido escrito anteriormente; a Zomato Gold está actualmente disponível em 23 cidades e não 33.