Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro do país
Autoridades não adiantam para já informação de estragos ou vítimas provocadas pelo abalo.
Um sismo de 4,6 na escala de Richter foi sentido ao longo de toda a costa, desde Viana do Castelo a Leiria, pelas 7h12 desta terça-feira. O abalo foi registado com o epicentro no mar a 130 quilómetros de Peniche, no distrito de Leiria, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira", descreve o IPMA, em comunicado.
Este nível de intensidade (considerado fraco) corresponde a um sismo durante o qual "os objectos pendentes baloiçam", sendo que "a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", especifica o site do IPMA na descrição desta escala de Mercalli modificada, que vai de I (imperceptível) a XII (danos quase totais).
Na sua página na internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acrescenta que que o sismo foi sentido com menor intensidade em Vila Real e Viseu.