Foi lançado recentemente o canal YouTube IKEA com o manual de instruções do costume, mas com uma ferramenta diferente: um vídeo, onde pessoas de carne e osso e pólos amarelos montam os móveis mais famosos do mundo. Já está disponível a cama Malm e a porta de correr Pax Lyngdal.
Mas essa nem sequer é a maior novidade da marca sueca, a mais recente parceira do gabinete de arquitectura norte-americano Ideabox.
O resultado é Aktiv, a primeira casa pré-fabricada, um T1 cujo preço rondará os 86,500 dólares (cerca de 65 mil euros) e que virá mobilada de raiz pela IKEA. Pura “inspiração sueca”.
“Arejada, funcional, sem desperdício de espaço e cheia de personalidade”, pode ler-se no site do gabinete de arquitectura. “Os nossos clientes podem escolher as cores.”
A casa Aktiv, com uma área de 69 metros quadrados, foi concebida para ser amiga do ambiente e para agradar aos clientes que tinham ficado com inveja da urbanização BoKlok que começou a crescer em Gateshead, Inglaterra, em 2008, com o mesmo conceito — uma parceria IKEA com a Live Smart @ Home.