A quinta edição do Arquiteturas Film Festival arranca esta quarta-feira, 11 de Outubro, com mais de vinte filmes em estreia nacional. Com o mote Let's Get Physical, o festival apresenta, até domingo, no Fórum Lisboa e no Cinema City Alvalade, obras oriundas de 14 países.
As honras de abertura cabem a REM: Rem Koolhaas, filme de 2016 assinado pelo filho do arquitecto holandês, Tomas Koolhaas, que é exibido esta quarta-feira, às 19h30, no Fórum Lisboa. Trata-se de uma narrativa muito pessoal sobre a obra do autor do projecto da Casa da Música, no Porto.
O Festival Arquiteturas distingue ainda três outras grandes estrelas da Arquitectura: o dinamarquês Bjarke Ingels com a exibição de Big Time (2017), o arquitecto português Álvaro Siza Vieira, com Vizinhos (2016), em versão editada para cinema, e a activista americana Jane Jacobs, com Citizen Jan: Battle for the City (2016).
Organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, em co-produção com a empresa Do You Mean Arquitecture, o Arquiteturas conta com direcção artística de Sofia Mourato. O evento irá colocar o foco no arquitecto contemporâneo, "transfigurado em curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, consultor", assinala a organização, acrescentando que a pergunta transversal nesta edição é: "O que é ser um arquitecto?".
O júri do festival será composto por Andreia Garcia, arquitecta e curadora, Dominika Belanska, arquitecta e placemaker, Jorge Carvalho, professor e fundador do KINO-DOC, Susana Rosmaninho, arquitecta, investigadora, museóloga, e Luís Maria Baptista, professor e fundador do colectivo Os Espacialistas.