Reorganizar, reavaliar, repensar, refazer, recomeçar. Setembro é o mês de tudo isto — para mim, mais até do que Janeiro. É tempo de sacudir a areia que a cabeça levou à praia e a nova que regressou.
Já temos planos para aquilo que gostávamos que fossem os últimos meses do ano. Tempo ainda em lume brando, feito de partidas e reencontros, de ideias prontas a deixar a negritude e o mofo da gaveta fechada.
Projectamos as folhas do Outono, as cores de Inverno, imaginamos a camisolas de lã, os filmes com manta polar e a comida de conforto. Pelo meio, balbuciamos um “Não falta muito para o Natal” e, quando olhamos para o calendário, não falta mesmo.
Dezembro bate à porta com pressa, nós abrimo-la e a lista de objectivos que não se concretizaram continua demasiado extensa para aquelas expectativas iniciais — em Janeiro passa-se o mesmo. Bichos de hábitos, acomodamo-nos, e nada muda. Os dias estão mais curtos, recolhemos cedo. Está frio, ora chove, não me apetece.
Esta receita não merece desculpas. É simples sem ser vulgar e é rápida demais para ser adiada. A minha tia que o diga:
- “Já está, Ana?!”
- “Já, Maria Helena.”
Do que precisas:
2 cogumelos Portobello grandes
Manteiga de alho q.b.*
4 a 5 tomates-cereja
Mozzarella light
Vamos a isto:
1. Derrete a manteiga de alho e pincela-a nos cogumelos por dentro e por fora.
2. Corta os tomates em metades e a mozzarella em lâminas e distribui pelo interior dos cogumelos.
3. Pincela novamente o recheio com manteiga e leva ao forno pré-aquecido a 180º cerca de oito minutos.
Dica: antes de servir, rega com um fio de azeite e polvilha com pimenta preta.
* Se preferires fazer a manteiga em casa, anota estes passos:
Num tacho pequeno, em lume brando, junta duas colheres de sopa de manteiga (magra), um dente de alho esmagado, uma pitada de sal e salsa fresca bem picada. Assim que a manteiga derreter, estará pronta.