Waratahs e Crusaders colocados à prova

A segunda jornada do Super Rugby será importante para testar as aspirações dos finalistas de 2014, derrotados na primeira ronda desta época

Foto
DR

Após uma das mais surpreendentes jornadas da história do Super Rugby, na 2.ª jornada da competição alguns dos principais favoritos já estarão sob pressão. A ronda abre com um jogo grande (Chiefs-Brumbies), mas merece igualmente destaque a estreia dos Highlanders, que recebem os Crusaders.

Chiefs-Brumbies

Os Brumbies entraram fortíssimos frente aos Reds na 1.ª jornada, impondo uma pesada derrota aos rivais australianos (47-3) com seis ensaios das linhas atrasadas, mais 17 pontos saídos das botas de Leali’ifano. David Pocock, asa e capitão da formação de Canberra, com um excelente desempenho neste seu regresso, contraiu uma entorse no joelho e não fará a viagem até Hamilton. Este será o único jogo entre equipas que saíram vitoriosas dos seus primeiros jogos e que compreenderá com certeza muita dinâmica e fluidez.

Foto

Rebels-Waratahs

Depois da surpreendente vitória dos Rebels em Christchurch, frente aos Crusaders, por 10-20, a equipa de Melbourne recebe os campeões em título. A formação da casa vai contar com Higginbotham, que foi ilibado de um “stamping or trampling” (pisar intencionalmente o adversário) na primeira jornada, mas não terá disponível Nic Stirzaker, o médio de formação, marcador de um dos ensaios frente aos Crusaders, precisamente por uma infracção semelhante mas que não colheu absolvição pelo oficial designado para avaliar a situação e que consignou uma semana de suspensão. Os Rebels contam ainda com o “reforço” Lopeti Timani, que estendeu o seu contrato até 2015 e que alinhou como 2.ª linha na semana passada, tendo marcado o primeiro ensaio dos Rebels. Timani, quer como n.º 8, quer como 2.ª linha, parece ser uma opção de maior fisicalidade para a equipa treinada por Tony McGahan. Michael Cheika manterá a equipa inalterada e pode contar com mais dois jogadores no banco: Pat McCutcheon e Peter Betham.

Bulls-Hurricanes

Os Bulls viram na semana passada os Stormers acabarem com uma série ininterrupta de vitórias no Loftus Versfeld, que durava desde 2013. A formação de Pretória (vencedora em 2007, 2009 e 2010) teve um ano de 2014 aquém das suas possibilidades, com apenas 28 ensaios marcados e sete vitórias em 16 jogos. Desta feita não vai contar com três elementos importantes devido a lesão, como são o caso de Werner Kruger (seis semanas), Arno Botha (três semanas) e William Small-Smith (duas semanas). Haverá quatro possíveis inclusões no alinhamento inicial, com Pierre Spies (n.º 8), Jacques du Plessis (2.ª linha), Mornè Mellett (pilar esquerdo) e Jesse Kriel (defesa). Assim, Trevor Nyakane deverá passar de pilar esquerdo para direito. Dos 18 embates entre as duas equipas, há nove vitórias para cada lado, o que reflecte o equilíbrio que existe. No alinhamento dos Hurricanes para o jogo, fazem-se notar Ma’a Nonu e Conrad Smith a centros, Julien Savea e Cory Jane a pontas, numa equipa onde estão também TJ Perenera a formação e Beauden Barrett a abertura.

Highlanders-Crusaders

A formação dos Highlanders vai iniciar a sua prestação neste ano de Super Rugby depois de folgar na primeira jornada. A equipa de Dunedin recebe os Crusaders, chegando estes de uma derrota e sem poder contar com Dan Carter que se lesionou na perna e deverá estar ausente uma semana. Israel Dagg surge bem posicionado para tirar Colin Slade do lugar.

Reds-Force

Os Reds foram completamente cilindrados na primeira jornada, sofrendo um pesado resultado de 3-47, fruto de umas linhas atrasadas inspiradas dos Brumbies, mas devido igualmente a uma grande falta de coerência no jogo dos homens de Brisbane, com muitas faltas e indisciplina à mistura. Os Reds vão agora encontrar uma Force motivada pela vitória contra os campeões em título e não vão poder contar com o defesa Taulagi (estiramento do ligamento do joelho) e o abertura Paia’aua (concussão). Espera-se que não seja mais um jogo de um só sentido e que os Reds consigam começar a aparecer no duelo com outra cara, contando para isso com a James O'Connor, que jogará a "10"-

Stormers-Blues

Os pupilos de Allister Coetzee começaram o Super Rugby com uma importante vitória frente aos Bulls de Pretória, exibindo muita concentração e um jogo muito pressionante. São equipas que se aproximam em valor, tendo no ano transacto os Bulls ganho em casa em Maio, por 28-12, e a equipa do Cabo vencido no seu terreno, em Julho, por 16-0.

Sharks-Lions

A derrota em Kings Park, frente aos Cheetahs, foi uma surpresa, estando agora os Sharks pressionados a fazer pontos o mais rapidamente possível. Isso será quase certo frente aos Lions, neste fim-de-semana, e jogando novamente em casa, constitui-se como um factor de motivação. “The Beast” Mtawarira vai ficar de fora uns tempos devido a um estiramento nos músculos da perna, com Dale Chadwick e Thomas du Toit a espreitarem uma oportunidade.

Sugerir correcção
Comentar