Uma semana depois de atingir os objectivos mínimos na Nova Zelândia, a selecção nacional de sevens atravessou o Pacífico para disputar a quinta etapa do Circuito Mundial e, em Las Vegas, Portugal tem uma oportunidade de ouro para atingir o jackpot e disputar pela primeira vez esta época a Cup – apuramento dos oito primeiros lugares.
Incluída no Grupo C, a equipa portuguesa começará por defrontar a África do Sul, às 00h00 deste sábado. Frente aos actuais líderes da competição, as possibilidades da selecção nacional conseguir um bom resultado são escassas.
Cerca de três horas depois, o cenário muda de figura. Embora o favoritismo recaia por inteiro para o lado norte-americano, Portugal tem armas para surpreender os Estados Unidos. Os “eagles” têm mostrado nesta época estarem num nível bem acima de anos anteriores, chegaram à Cup nas duas últimas etapas e têm a seu favor o importantíssimo factor-casa, mas num dia positivo para as cores nacionais e de desinspiração do temível Zack Test, Portugal pode provocar uma surpresa.
A fechar a fase de grupos, já no final da tarde de sábado, a formação liderada por Pedro Netto terá um confronto onde está obrigada a vencer. Contra o Japão, o grande rival de Portugal na competição, a selecção nacional necessita de ganhar para empurrar os nipónicos para a última posição do grupo, colocando os aisáticos no caminho de um rival difícil nos quartos-de-final da Bowl: Quénia ou Argentina serão os adversários mais prováveis.
Para a etapa de Las Vegas, a equipa portuguesa viu-se obrigada a proceder a uma alteração nos 12 convocados: devido a lesão, Vasco Fragoso Mendes foi substituído por João Bello, jogador do CDUP.
A selecção nacional ocupa actualmente o 13.º lugar do Circuito Mundial, com mais um ponto do que Canadá e 14 de vantagem em relação ao Japão. O último classificado no final das nove etapas da competição perderá o estatuto de equipa residente na temporada de 2015-16.
Jogos da fase de grupos (sábado):
África do Sul-Portugal (00h00)
EUA-Portugal (3h18)
Portugal-Japão (19h08)