O carro é o meio de transporte que os portugueses mais usam no dia-a-dia, mas Portugal é também dos países onde as deslocações a pé são mais comuns, com 23% dos inquiridos a dizer que fazem as viagens diárias deste modo
A Comissão Europeia publicou esta terça-feira um Eurobarómetro sobre a qualidade dos transportes na União Europeia. Segundo o relatório, que se baseou em 28 mil inquéritos feitos pessoalmente, o carro continua a ser o meio de transporte mais usado pelos europeus (por 54% dos inquiridos), seguido pelo transporte público (19%) e por caminhar (14%). A conveniência é o primeiro factor na escolha do meio de transporte (61%), seguindo-se a rapidez (31%) e só depois o preço (12%).
Em Portugal, à semelhança da média europeia, o carro também é o meio de transporte mais comum num dia típico, ainda que não chegue a metade dos inquiridos (47%). Os restantes disseram que usam, para as deslocações diárias, sobretudo o transporte público (24%) e andam a pé (23%).
Se no uso do transporte públicos, Portugal já surge no grupo de países em que este meio é mais comum, nas deslocações diárias a pé está mesmo no topo. Os 23% de inquiridos portugueses que dizem que fazem a pé as deslocações diárias estão ao mesmo nível da percentagem da Roménia, que só é superada, ligeiramente, pelos 25% tanto de Espanha como da Bulgária.
Já o comboio e a mota são usados, cada, apenas por 2% dos inquiridos portugueses e a bicicleta por uns residuais 1%.