Aos 13 anos, Shubham Banerjee, um aluno de Santa Clara, na Califórnia, já é o presidente-executivo da sua própria empresa, a Braigo Labs, uma "startup" que quer criar tecnologias “humanamente optimizadas”, “inovadoras, acessíveis e que ajudem a resolver problemas da vida”. De um "kit" Lego Robotics criou uma impressora de Braille e perante o sucesso do aparelho foi desenvolvendo outros protótipos. A Intel estava a atenta e está a investir na "startup" do jovem.
No ano passado, Banerjee teve contacto pela primeira vez com o que era o Braille, um sistema de escrita táctil com pontos em relevo que permitem a leitura aos invisuais. Nada sabia sobre como liam as pessoas cegas e a sua curiosidade levou-o até à Internet, onde realizou as suas primeiras investigações. Uma das coisas que descobriu foi que as impressoras de Braille tinham preços elevados, chegando a ultrapassar os dois mil dólares.
“Quando descobri o preço de uma impressora de Braille fiquei chocado”, confessou Banerjee ao "Business Insider", acrescentando que apenas queria ajudar as pessoas cegas. “Tinha um Lego Robotics e questionei-me: ‘Porque não tentar?’”.
Em Fevereiro passado, pegou em blocos de um Lego Mindstorms EV3 e de peças que adquiriu numa loja de materiais de construção e estava criado o primeiro protótipo de uma impressora da Braigo Labs, uma conjugação das palavras Braille e Lego. A Braigo v1.0 funcionava na perfeição e valeu a Banerjee uma distinção nos The Tech Awards 2014 e um convite para uma feira de ciência na Casa Branca destinada a novos criadores.
Sempre com o valor de uma impressora de Braille no mercado em mente, o jovem continuou a aperfeiçoar o seu protótipo e criou a BraigoTM v2.0, que levou até ao Intel Developer Forum 2014. A Intel interessou-se pelo trabalho de Banerjee e, no início deste mês, o jovem anunciava no seu site que a empresa de tecnologia ia investir capital na Braigo Labs, uma das 16 "startups" que iam contar com investimentos da Intel este ano. Banerjee tornou-se o mais jovem empreendedor a receber um investimento do género nos Estados Unidos.
O valor atribuído às "startups" não foi divulgado, mas segundo o "Business Insider" será de centenas de milhares de dólares.
“O investimento da Intel vai criar novas oportunidades para trabalhar com profissionais e eventualmente levar o produto a mais de 50 milhões de pessoas cegas no mundo”, afirma Banerjee no site da sua empresa, que pretende colocar no mercado uma impressora de Braille por menos de 500 dólares.