Futuro dos sevens começa a decidir-se em Gold Coast
A selecção nacional inicia na madrugada deste sábado a participação na primeira etapa do Circuito Mundial
Na última época, a permanência no Circuito Mundial apenas foi garantida sobre a meta, após um despique apertado com a Espanha, mas depois de a selecção nacional garantir o objectivo em 2013-14, a temporada que arranca na madrugada deste sábado pode revelar-se decisiva para o futuro dos sevens em Portugal.
O Circuito Mundial 2014-15 terá uma importância redobrada para as 15 selecções que têm o privilégio de serem equipas residentes na competição. Para além de estar em jogo o prestígio da prova, o torneio, que contará com nove etapas repartidas pelos próximos sete meses, tem um atractivo extra: os quatro primeiros garantem o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Se para Portugal o cobiçado “top 4” não passa de uma utopia, o forte investimento dos restantes países, atraídos pelo engodo olímpico, faz aumentar a fasquia do nível de exigência que a selecção nacional vai encontrar. E os maus resultados (e exibições) recentes fazem antever uma época muito complicada para as cores nacionais.
Após um final de Circuito Mundial de 2013-14 com resultados muito negativos (as etapas de Londres e Glasgow são os melhores exemplos), a equipa portuguesa teve uma prestação paupérrima no Circuito Europeu, onde ficou em três das quatro etapas nos quatro últimos lugares.
Com um grupo de jogadores praticamente decalcado do que esteve presente há três semanas em Bucareste - Carl Murray e David Mateus cederam os lugares a João Belo e Hugo Valente -, a equipa treinada por Pedro Netto terá como adversários na fase de grupos da primeira etapa duas selecções fortíssimas (Fiji e Austrália) e um rival do mesmo campeonato (Escócia).
Em Gold Coast, na Austrália, Portugal fará a estreia no Circuito Mundial 2014-15 na madrugada deste sábado contra a selecção da casa (3h24), seguindo-se três horas mais tarde o complicado frente a frente com os fijianos. A terminar o primeiro dia da primeira etapa, a selecção nacional jogará contra a Escócia, selecção que deverá lutar durante toda a competição com Portugal, Estados Unidos e Japão pela fuga ao último lugar.
A etapa de Gold Coast será transmitida em directo no site da IRB.
Calendário:
Fiji-Portugal (sábado, às 3h24)
Austrália-Portugal (sábado, às 6h23)
Escócia-Portugal (sábado, às 9h39)