A Praxis, plataforma europeia que aproxima jovens e empresas, já está disponível online e resulta de um projecto europeu liderado pelo Instituto de Engenharia do Porto, com um orçamento superior a um milhão de euros.
O projecto abre o mercado europeu de trabalho aos alunos do ensino superior, facilitando assim a sua colocação, estando já "disponível uma vasta oferta de estágios e projectos" para que os interessados "possam facilmente encontrar um projecto/estágio que se adeque ao seu perfil", refere o comunicado divulgado quarta-feira.
Na plataforma "estão também centralizados recursos educativos e técnicos que explicam como o estudante se deve preparar, o que tem à sua espera e como tirar partido do projecto ou estágio após a sua conclusão".
"O projecto tem como grande objectivo promover a empregabilidade dos alunos, colocando ao seu dispor ofertas de estágio e projecto em qualquer ponto da Europa, em qualquer área de estudo e grau de ensino", acrescenta o documento.
A Praxis foi criada ao abrigo do programa Erasmus da União Europeia e "proporciona uma dimensão Europeia sem precedentes às actividades curriculares de projecto/estágio, constituindo-se como um contributo significativo para o Espaço Europeu de Ensino Superior".
A plataforma reúne 95 instituições de toda a Europa, África e EUA, de entre universidades, empresas, laboratórios de investigação, câmaras de comércio, entre outros.