É um episódio clássico em locais de trabalho bem reais e inspira muitas cenas de personagens de ficção a quem se quer dar um ar de desastradas: o plano da mesa de trabalho cheia de papéis importantes e um computador xpto que ficam destruídos quando o desastrado derruba uma bebida. Agora, um grupo de designers industriais e engenheiros mecânicos norte-americanos criou o Mighty Mug, um copo térmico à prova de “encontrões”.
A equipa liderada por Jayme Smaldone levou três anos a desenvolver a tecnologia Smartgrip. Na prática, esta inovação faz com que a “caneca” — é esta a tradução literal, mas copo ou garrafa será a denominação mais indicada, uma vez que o produto só surge com uma pega numa versão — se agarre à mesa quando leva qualquer pancada. Contudo, quando é levantado gentilmente, o recipiente não adere à superfície da mesa.
Como é que é possível? “O Mighty Mug cria uma câmara de ar super poderosa quando algo a puxa para baixo, mas liberta-se automaticamente quando queres dar um gole. Não há botões nem alavancas para que funcione. Mighty Mug não é uma ventosa nem um íman, é algo totalmente novo”, respondem os norte-americanos, com base em Nova Iorque, na página do Kickstarter onde estão a angariar fundos para este projecto.
Foi exactamente quando a queda de um copo “arruinou um computador importante” que o grupo de designers e engenheiros se propôs a “criar uma caneca melhor, mais inteligente — uma caneca que enfrentasse choques e colisões acidentais”, contam.
Apesar de estar disponível até ao dia 26 de Setembro, o Mighty Mug já ultrapassou largamente os 10 mil euros de meta a que se propôs no “crowdfunding” do Kickstarter. Com 25 mil euros angariados, a equipa americana conta fazer chegar os primeiros produtos a casa dos apoiantes durante os meses de Setembro e Outubro.
Há muitas variações do Mighty Mug concretizadas, mas, para já, na loja online do projecto, é possível comprar apenas duas versões do Mighty Mug: o copo, a partir de 14,99 dólares (cerca de 11,5 euros), na versão mais semelhante a uma caneca, e o recipiente mais clássico, em várias cores, pelo preço de 19,99 dólares (cerca de 15 euros) e também disponível numa versão revestida a ouro por 5 mil dólares (3860 euros).