A 5.ª jornada do Top 14 começou com uma grande vitória com ponto bónus do promovido La Rochelle contra o Castres (41-16). Os “Rochelais” não deram a mínima hipótese ao vice-campeão francês e exibiram um râguebi ofensivo e muito interessante, com o ponta fijiano Sereli Bobo, bem conhecido do público cascalense, a destacar-se com dois ensaios e uma excelente assistência.
A segunda grande surpresa da jornada foi o triunfo do Stade Français em Toulon, por 28-24. Num jogo confuso e com uma pouco habitual baixa percentagem de eficácia na hora de rematar aos postes (RC Toulon chegou a falhar quatro penalidades seguidas!), a equipa de Paris soube jogar no erro do adversário e alcançar uma importantíssima vitoria que coloca os parisienses no segundo lugar.
O jogo da jornada disputou-se, no entanto, em Toulouse, onde o Clermont conseguiu a proeza de ganhar, por 13-9. Como era esperado, foi um duelo bastante equilibrado, com o Clermont particularmente forte a defender e a ter Julien Bardy como homem decisivo. O internacional português desbloqueou o jogo com um ensaio em “maul” ao minuto 49. Graças a este resultado e ao segundo ensaio de Bardy nesta época no Top 14, o Clermont é agora líder isolado da prova.
Enquanto o Bayonne recebia e vencia o Brive por 23-6 (Thomas Laranjeira alinhou 63 minutos a abertura), o Oyonnax derrotou o Grenoble num festival ofensivo: 40-27. Também com uma importante, mas suada, vitória caseira, o Racing Metro derrotou o Lyon, vencedor da Pro D2 de 2014, por 28-11. Mesmo depois da confirmação da saída de Sexton, que irá voltar para a Irlanda no final desta época, o Racing mostrou-se superior e alcançou um ponto bónus, que certamente vai pesar nas contas finais, com dois ensaios nos últimos dois minutos da partida.
Finalmente, no único jogo disputado neste domingo, o Bordeaux venceu em casa o Montpellier, por 27-21. A Union Bordeaux-Bègles começou a perder, mas nunca baixou os braços e não só ganhou, como também retirou o ponto de bónus defensivo ao Montpellier, graças especialmente ao pé de Bernard, responsável por 17 dos 27 pontos da sua equipa.