A ronda cinco do Top 14 abre na noite desta sexta-feira com a recepção do último (La Rochelle) ao antepenúltimo (Castres), mas os holofotes da jornada estão quase todos apontados para o Estádio Ernest Wallon, o palco do Toulouse-Clermont.
A partida entre o vencedor do Top 14 em 2011 e 2012 (Toulouse) e o campeão de 2010 (Clermont) será disputada ao início da tarde de sábado e a formação da casa estará sob forte pressão depois de nas duas últimas jornadas ter sido derrotada pelo La Rochelle e pelo Brive sem conseguir sequer conquistar o ponto de bónus defensivo.
Igualmente interessante será, em teoria, o frente a frente entre o RC Toulon e o Stade Français. Ainda não será desta que os campeões franceses e europeus vão estrear Leigh Halfpenny, mas Frederic Michalak tem estado em evidência. Embora o favoritismo seja da formação do Sul de França, os parisienses têm no plantel jogadores da qualidade de Hugh Pyle, Antoine Burban, Sergio Parisse, Jules Plisson e Digby Ioane, entre outros, e não podem ser menosprezados.
Nos restantes encontros, o líder terá no domingo uma difícil deslocação a Bordéus, enquanto o Brive de Thomas Laranjeira vai ao País Basco francês defrontar o Bayonne. Oyonnax-Grenoble e o Racing Metro-Lyon completam o cartaz.