A curta-metragem "O Avô", de André Marques, foi selecionada para o Filminute, o maior festival de curtas de um minuto do mundo, foi anunciado esta segunda-feira pela organização.
O festival norte-americano Filminute é reconhecido como o mais importante festival de curtas-metragens do mundo. "O Avô" conta com participações de Luís Lucas, Tomé Galvão Fernandes e Pedro Pernas, e foi produzido pela BRO, produtora responsável pelos documentários "Complexo: Universo Paralelo" e "I Love Kuduro".
O filme de André Marques encontra-se em competição entre as 25 "curtas" seleccionadas, provenientes da África do Sul, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Israel, Marrocos, Noruega e Reino Unido. Entre as "curtas" a concurso contam-se títulos como "Confined", Tim Mattson, dos Estados Unidos, "Busker", de Trevor Hardy, do Reino Unido, "Billy Crystal fills the silence", de Brianne Nord-Stewart, do Canadá, "Caracol", de Ramon Reyes, de Espanha, "Contre plongee", de Mohamed Hmimsa, de Marrocos, e "Workers do not cry", de Ali Reza Salmanpour, do Irão.
Os 25 filmes seleccionados para competição vão agora ser avaliados por um júri constituído pela documentarista canadiana Jennifer Baichwal, a representante da Federação Internacional de Críticos de Cinema Isabelle Danel, a actriz norte-americana Kristen Schaal, conhecida pelas participações em séries como "Flight of the Conchords", "The Daily Show", "30 Rock" ou "Mad Men", Wain Choi, director criativo da multinacional de publicidade Cheil Worldwide, Khris Burton, o realizador mais premiado de sempre do Filminute, e Saaba Quao, da organização do certame.
O júri deste ano é presidido pelo director executivo do festival, John Ketchum. Realizadores como Richard Linklater, Paul Haggis, Neil Blomkamp e Radu Jude fizeram parte do júri das últimas edições do Filminute. A par dos prémios do júri serão também considerados os votos do público. Os vencedores serão conhecidos em Outubro. As "curtas" podem ser visionadas até ao final de Setembro aqui.